Impacto Bioenergia contrata novas colhedoras de cana-de-açúcar!
Investimento nos trás melhorias em sustentabilidade e produção
Nessa semana a IBEA fechou o contrato com duas empresas especializadas em colheita de cana mecanizada, nos fornecendo quatro novas colhedoras de cana-de-açúcar até o fim da safra, fazendo todo o processo de corte, transbordo e transporte CTT, totalizando nove em nosso controle, assim, teremos uma maior otimização de tempo, segurança, meio-ambiente e produção.
Mas afinal, o que é uma Colhedora?
Ela é uma máquina agrícola projetada para aumentar a eficiência de todo o processo de colheita, se caracterizando por ser muito versátil e realizar várias funções simultaneamente, combinando corte, transbordo e transporte feito mecanicamente.
Ela participa do processo do corte de cana mecanizado, onde toda a extração da nossa matéria-prima é realizada por máquinas, nos garantido redução de perdas e custos e mais eficiência de tempo e operacional.
Por que essas novas máquinas nos garantem melhorias em Sustentabilidade?
Do ponto de vista da Sustentabilidade, a utilização da colhedora oferece diversos benefícios quando comparado ao corte manual. O primeiro deles é que, diferentemente do corte de cana manual, para realizar a colheita mecanizada não é necessário que o canavial seja previamente queimado.
Apenas esse fator traz uma melhora significativa para a saúde da população, que deixa de receber uma quantidade grande de fuligem e material particulado, tanto quanto para o meio-ambiente, causando um menor impacto na biodiversidade da região, diminuindo a quantidade de carbono emitido na atmosfera, além de reduzir o risco de incêndios em áreas de conversação e matas nativas.
A palha que seria queimada no campo pode ser recolhida e queimada nas caldeiras para cogeração de energia ou ser reincorporada no solo como matéria orgânica, protegendo o solo contra erosão, aumentando a atividade microbiana, gerando nutrientes para o solo e diminuindo a necessidade de herbicidas contra ervas daninhas. Esse processo gera economia em adubação mineral e irrigação, já que a palha age protegendo o solo e o deixando com mais umidade, assim diminui os custos e protege o meio ambiente.
Qual é o objetivo da empresa com esse investimento?
Como o propósito da Impacto Bioenergia é produzir energia limpa e renovável para um mundo mais sustentável, a IBEA está sempre procurando novas alternativas para processos antigos e danosos ao meio ambiente, temos como objetivo aumentar cada vez mais nossa colheita através desse método. Visando justamente isso, no começo dessa safra a Impacto auxiliou nossa empresa parceira Engemaq no processo de compra de duas novas colhedoras de cana-de-açúcar, assim como nesse começo de 2023 que fechamos o contrato com mais duas empresas especializadas.
No nosso histórico, a parcela de cana mecanizada vem crescendo, chegando hoje no número de 39,5% do total de colheita da safra, porém com esse novo reforço nosso objetivo diário irá ser ampliado para 60% de cana mecanizada. Seguiremos nos empenhando para atingir esse objetivo todos os dias, sempre seguindo o propósito da IBEA de produzir energia limpa e sustentável!